Homelab - Fazendo o rack de madeira
No meu primeiro post, apresentei a ideia de ter um Homelab utilizando alguns notebooks usados que estavam encostados em algum canto. Então, para empilhar esses notebooks, nada melhor do que construir o próprio rack.
Ao contrário dos modelos que vi o pessoal fazendo na web com impressora 3D ou até mesmo aqueles mini racks vendidos em lojas especializadas, decidi fazer o meu de madeira, mais precisamente utilizando sobras de materiais de construção que estavam jogadas na garagem.
Tenho certa experiência com móveis. Afinal, fiz boa parte dos móveis aqui de casa (mesinha de cabeceira, mesa de jantar, poltronas de jardim, mesa de centro, armário de cozinha). Claro, móveis de pequena complexidade e com um estilo mais minimalista. Então, construir um rack não seria tão difícil. Além disso, também tenho bastante ferramenta, o que facilita muito o trabalho.
Aí é aquela coisa, né? Tudo começa com alguns rabiscos no papel: tirar medidas, separar o material, escolher as madeiras, parafusos e cola, definir quantas peças serão necessárias, lixar, colar, parafusar e, por fim, dar aquele toque final com tinta.
O Rack nasceu! É Menino!
A princípio, eu queria um móvel apenas para acomodar os notebooks, de forma que ficassem empilhados. Porém, como também precisava organizar alguns livros e cadernos que estavam espalhados, encontrar um local adequado para o roteador e reduzir a quantidade de tralhas sobre a mesa, a solução foi criar algo além de um rack simples.
No fim das contas, acabei construindo um móvel que comportasse tudo isso meio que uma estante multiuso 😄.
Aqui está o resultado final, já no lugar certo e com tudo organizado:
O que comprei até agora?
No primeiro post, mencionei que gastei aproximadamente R$ 120,00, e foi bem por aí mesmo. Não vou listar o preço de cada item porque acabei perdendo as notas, mas são coisas baratas do dia a dia, compradas em lojas de material de construção e elétrica.
Poderia até ter comprado tudo no Mercado Livre e pago mais barato, mas você sabe como é: na pressa e empolgação de querer fazer logo, a gente acaba comprando o primeiro que vê.
Os materiais foram:
- 3 cabos de rede RJ45
- 1 pacote de abraçadeiras (conhecidas como enforca-gato)
- Lixas para madeira (80, 100 e 120)
- 3 metros de fio PP para fazer uma extensão de tomada
- 1 tomada macho
- 1 tomada fêmea
- Fita isolante
Abraçadeiras: Aqui eu perdi uma grana, bicho. Paguei 45,00 conto em um pacote com 100 unidades e depois vi em outra loja 8,00 conto. Empolgação é fogo 😅.
Não Fiz, mas queria qer feito
Eu queria ter crimpado os cabos de rede com conectores RJ45 e tudo mais. Só que isso acabaria saindo mais caro, já que eu teria de comprar o alicate específico e um testador de cabos para garantir que tudo estivesse funcionando corretamente.
Fiz muito isso uns 15 anos atrás, quando trabalhei como técnico de laboratório na faculdade. É divertido. Essas coisas mais “hardware” são legais: você sai um pouco do mundo virtual, do código, e passa a mexer com algo que realmente existe (se é que posso dizer assim).
Enfim, por enquanto, a parte manual é isso. Caso surja alguma melhoria de hardware ou algo do tipo, vou postando por aqui.
No próximo post, vou partir para o software: instalar o Proxmox, configurar o cluster e comentar sobre as dificuldades e aprendizados de mexer mais a fundo com a parte de infraestrutura.
Até a próxima!
Este texto foi totalmente escrito a mão. Revisado por IA (ChatGPT) apenas para correção de erros de Português







